
QUINTA-FEIRA
Maria Antonia, do PC Cubano, destaca os 50 anos da revolução e agradece ao PCB por sua solidariedade
Também representante do Partido Comunista Cubano, Maria Antonia aproveitou a ocasião para agradecer "a solidariedade do Partido Comunista Brasileiro" para com a ilha revolucionária, no seminário "O olhar dos comunistas sobre a conjuntura internacional", evento que precede o XIV Congresso do PCB.
Maria Antonia aproveitou a ocasião para lembrar os 42 anos do assassinato de Che Guevara, e reafirmar o exemplo do "médico, guerrilheiro, dirigente político" para os comunistas. E lembrou as dificuldades que Cuba enfrentou após a devastação dos furacões Ike e Gustav: o país perdeu cerca de 20% de seu PIB.
"Estamos dando prioridade absoluta ao crescimento da produção e dos serviços", afirmou, para em seguida lembrar que "o bloqueio é o principal obstáculo ao desenvolvimento do país". Mas nada que não possa ser solucionado por um povo educado e capaz: "Não temos petróleo (ainda), mas o principal fruto da revolução cubana, o nosso petróleo, é nosso 'capital humano'", comentou.
Antes da palestra da representante do PC Cubano, foi transmitido um vídeo com momentos marcantes desses 50 anos de revolução cubana, como o assalto ao quartel Moncada, a tomada do poder, a invasão à Baia dos Porcos, as tentativas de sabotagem e o terrorismo do imperialismo e, ainda, as dificuldades do chamado "período especial", pós-queda da União Soviética, que confirmou ao mundo o vigor e a coragem tenaz do povo cubano em seguir construindo o socialismo.
SEXTA-FEIRA
DIA 9 DE OUTUBRO DE 2009 (sexta-feira)
A OFENSIVA IMPERIALISTA E AS MUDANÇAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
10:00 às 13:00 hs, com os seguintes palestrantes:
- ARGENTINA – Solana López (PC Argentino – PCA)
- CHILE – Pablo Reimers (PC de Chile - PCCh);
- MÉXICO - Pavel Blanco (Partido dos Comunistas Mexicanos);
- PARAGUAI - Guillermo Verón (PC Paraguaio);
- PERU – Roberto de La Cruz (PC Peruano);
- Edmilson Costa (PC Brasileiro – PCB).
14:30 às 18 hs, com os seguintes palestrantes
- BOLÍVIA - Ignacio Mendoza (PC Boliviano - PCB);
- VENEZUELA - Carollus Wimmer (PC de Venezuela – PCV);
- COLÔMBIA – Nelson Raul Marulanda (PC Colombiano – PCC)
- Coordenadora Continental Bolivariana- Miguel Urbano Rodrigues (jornalista português);
- Ivan Pinheiro (PC Brasileiro – PCB).
Está aberto o XIV Congresso do PCB
Sexta-feira 09 de outubro de 2009, auditório da ABI, no Rio de Janeiro. Começava oficialmente o XIV Congresso Nacional do Partido Comunista Brasileiro, o PCB, e os militantes presentes sentiam: "É um momento histórico para o Partido".
Seja pela representatividade da mesa, que abrigou representantes das mais variadas correntes políticas e movimentos sociais,seja pela expressiva presença de delegações estrangeiras, o ato de abertura deixava claro que o PCB vive seu melhor momento pós-racha com os liquidacionistas, o que também aumenta sua responsabilidade.
"Temos que ser merecedores dessa possibilidade de crescimento, não o conseguiremos por fatalidade histórica", afirmou o secretário-geral do PCB, Ivan Pinheiro. Fato é que o PCB conseguiu, nas palavras do delegado do Partido Comunista da Venezuela, Carolus Wimmer, "construir pontes", trabalhar com diferentes segmentos da esquerda para levar à cabo sua política, de construir o socialismo no Brasil sem deixar de olhar para as necessidades de nossos povos irmãos.
Agora que se consolidam os debates, iniciados há meses entre os militantes em suas bases, que os delegados ao XIV Congresso solidifiquem essas pontes, proletárias e internacionalistas. Bom trabalho a todos!
SÁBADO
XIV CONGRESSO: Delegados Aprofundam Debate
O sábado foi repleto de debates para os delegados presentes ao XIV Congresso do PCB. Divididos em grupos, os cerca de 300 camaradas aprofundaram as discussões em torno das teses encaminhadas pelo Comitê Central: O capitalismo hoje; Socialismo: balanço e perspectivas; e A estratégia e a tática da revolução socialista no Brasil.
Neste domingo, os participantes votarão os destaques apresentados pela Comissão de relatoria, e definirão a nova linha política do PCB.
Duas boas notícias foram dadas antes da formação dos grupos de discussão, durante a instalação da mesa que comanda os trabalhos do Congresso: o lançamento da revista teórica Novos Temas, do Instituo Caio Prado Jr.; e da Agenda 2010 da Fundação Dinarco Reis, que em suas páginas traz momentos vividos pelo PCB entre os anos de 1935 e 1947.
DOMINGO
XIV CONGRESSO: Delegados aprovam formação de frente anticapitalista e anti-imperialista
Os delegados presentes ao XIV Congresso do PCB aprovaram neste domingo,entre outros temas, a formação de uma frente anticapitalista e anti-imperialista para a construção da revolução brasileira.Os debates se aprofundaram ao longo de todo o dia e por pouco não adentraram a madrugada, mas o cansaço foi vencido pela determinação do plenário em deliberar sobre todos os itens em discussão.Nesta segunda-feira ocorre a eleição do Comitê Central que estará à frente do Partido nos próximos anos.
SEGUNDA-FEIRA
XIV CONGRESSO elege novo Comitê Central
O XIV Congresso do PCB se encerrou nesta segunda-feira, com a aprovação de moções e a eleição de um novo Comitê central que dirigirá o Partido nos próximos anos. E o novo CC se reuniu no mesmo dia para encaminhar a redação das resoluções congressuais.
0 comentários:
Postar um comentário